Ponha em Ordem Sua Casa

  • Por Igreja Batista
  • 13 dez., 2017

"Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás." (2 Reis 20.1)

Essa foi a ordem dada a Ezequias no momento em que Deus o sarou de uma terrível enfermidade e lhe concedeu mais 15 anos de vida. Porém, o orgulho não lhe permitiu cumprir a ordem do Senhor e ele não colocou em ordem sua casa; não investiu na vida de seu filho Manassés e este foi o pior e mais cruel rei de Judá. Resultado: cerca de 100 anos após todo o reino de Judá foi cativo para a Babilônia pulverizando aquela nação.

Ponha em ordem sua casa hoje. Invista na vida de seu filho hoje. Ensine-o a andar nos caminhos do Senhor hoje para que toda a sua geração futura seja liberta e não presa, pulverizada, cativa.

Giuliano Guimarães
Por Igreja Batista 12 de dezembro de 2017
 
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”. 1 Coríntios 10.13
 
Já sentiu-se cansado? Pensando em desistir ou entregar “os pontos”? Eu já! Diante das tensões naturais da vida não é fácil manter o rumo. Pior ainda é enfrentar o dia a dia que já não é fácil com as pressões do sobrenatural.
 
Entretanto, quero chamar sua atenção para o fato de que quando as coisas se demonstram difíceis e até mesmo os obstáculos parecem ser intransponíveis, é justamente ai quando Deus começa a atuar com graça e misericórdia.
 
Ainda que a luta seja árdua e difícil, contamos com o auxílio e o escape providencial de Deus, de acordo com 1 Coríntios 10.13 para permanecermos fiéis, glorificando a Deus com um viver digno, marcado pela constância e coerência.
 
O Senhor, em momento algum prometeu vida fácil. Lembro-me da tão conhecida palavra honesta e ao mesmo tempo confortadora de nosso Senhor Jesus registrada em João 16.33b: “...Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
 
Note que vida fácil não é um bom sinônimo para a vida cristã, porém, a tensão natural do cristianismo é sempre regada com palavras reanimadoras como acabamos de ver e repito para você: “...Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1Co 10.13b).
 
Portanto, não desista! Não desanime!  Compreenda que o Senhor está no controle e quer usar situações difíceis para transformar seus valores e adequá-los aos Seus valores que são confiáveis e sobretudo, eternos. Assim, não jogue a toalha, confie nEle, o escape virá no momento certo!
 
Pr. Ricardo Fiorotto
IBR Jundiaí
Por Igreja Batista 12 de dezembro de 2017
Nosso blog está de cara nova e nosso objetivo é oferecer recursos que proporcionem reflexão sadia a fim de formar uma mentalidade cristã equilibrada que possa suportar e superar os desafios do século 21. 
Cada post que trouxermos terá o intuito de oferecer ao leitor um espaço de conhecimento e crescimento cristão desejando oferecer ferramentas para a vida cristã dinâmica e contagiante.
Que Deus nos abençoe!
Por Igreja Batista 12 de dezembro de 2017
Provérbios nos dá dias de como podemos vencer o mal através da bondade.
 
“Seu o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede; dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você”. Provérbios 25.21-22
 
A espiritualidade cristã muitas vezes é medida nos momentos onde somos alvos de calúnias, gestos maldosos, grosserias e tantas outras ações de crueldade. No entanto, é justamente nesse momento em que devemos aproveitar as oportunidades para evidenciarmos tanto o domínio próprio que só pode ser demonstrado na dependência da graça de Deus, quanto o amor constrangedor do Pai.
 
O texto de Provérbios nos dá uma dica de como podemos vencer o mal através de uma atitude bondosa. O sábio utilizando da fragilidade do inimigo, pois diz que “se aquele que me aborrece tiver fome ou sede, deve-se dar do que necessita, nos ensina que um gesto pleno de bondade enquanto somos maltratados, pode causar uma dor na consciência inimiga de tal modo a conduzi-lo ao arrependimento e posterior mudança de comportamento.
 
Esta cláusula de Provérbios 25.22 alude a um costume egípcio antigo, que lembra que, quando um indivíduo cometia um crime e se arrependia, tomava uma bacia de barro, colocava brasas vivas dentro dela, em seguida, colocava-a na cabeça e desfilava pela rua, querendo expressar com aquele gesto que estava arrependido e se pudesse “queimaria”, ou seja, apagaria de sua consciência tal crime.
 
Então, quando lhe fizeram algum mal, ao invés de reagir na mesma moeda, que é a tendência humana, espelhe-se em Cristo e seja bondoso. Faça a diferença matando a maldade pela bondade. Não esqueça das palavras do apóstolo Paulo: “não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Rm 12.21).
 
Pr. Ricardo Fiorotto
IBR Jundiaí